top of page

Aires Pinheiro

Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música Vasco da Gama de Fornelo.

Aos catorze anos dedicou-se ao estudo da guitarra como autodidata, recebendo paralelamente aulas de solfejo e de teoria musical com o Professor Carlos Costa.

Estudou com o Professor Mário Adélio Amorim na Academia de Música de S. Pio X de Vila do Conde, concluindo o Curso Complementar de Guitarra com a classificação de vinte valores.

Foi, durante cinco anos, Bolseiro da Fundação Dr. Elias de Aguiar.

Obteve o 1º Prémio do Concurso Nacional de Guitarra – Legato, em 1999.

Concluiu o Bacharelato e a Licenciatura em guitarra pela Escola Superior de Música e das Artes Espetáculo do Porto  (ESMAE) sob a orientação do Professor José Pina e obteve o grau de Mestre em Ensino da Música – especialidade de Guitarra, pela Universidade de Aveiro, sob a orientação do Professor Doutor Paulo Vaz de Carvalho. Posteriormente, trabalhou com o Professor Pierre Beaudry, no âmbito do Projeto de Carreira para o qual foi selecionado pela Tiziano Rossetti International Music Academy (Suiça).

Paralelamente à sua atividade académica, participou em Masterclasses sob a orientação dos Professores Artur Caldeira, Paulo Vaz de Carvalho, José Pina, Ken Murray, Julius Kurauskas, Gunnar Spjüth, Benjamin Verdery, Franz Haslaz, Josef Zsapka, Betho Davezac, Margarita Escarpa, Alberto Ponce e Leo Brouwer.

É regularmente convidado a orientar Masterclasses e a realizar conferências sobre temáticas relacionadas com a guitarra, bem como a integrar o Júri de Concursos Nacionais e Internacionais.

Em 2012 publicou um livro de caráter pedagógico intitulado “iniciação à guitarra”, pela editora AVA, que recebeu excelentes críticas por parte de guitarristas de renome Internacional.

Atualmente, integra o corpo docente do Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde e do Conservatório Bomfim, de Braga.

Vários alunos seus têm sido premiados em concursos nacionais e internacionais para jovens músicos.

Frequenta o Doutoramento em Música – Área de Performance, da Universidade de Aveiro, onde prepara uma tese sobre o guitarrista português “José Duarte Costa”, sob a orientação do Professor Doutor Paulo Vaz de Carvalho.

É Diretor Artístico da SIME – Semana Internacional de Música Erudita de Vila do Conde e do “sextas às sete – ciclo de concertos didáticos”.

Dirige a nível Pedagógico e Artístico, o PROFILAR – Projeto Filarmónico de Vila do Conde.

Desempenha desde 2013, o cargo de Diretor Pedagógico no Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde.

É Formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, para as áreas de Educação Musical e Didáticas Específicas de Música.

O seu álbum "Homenagem a José Duarte Costa", foi galardoado com um Global Music Award, nos EUA, com um Music and Stars Awards (Espanha) e com o 1º Prémio da 3rd International Lugano Music Competition (Suiça).

Integra o opus trio, um ensemble que venceu o Gold Prize e o Special Prize dos Euterpe Awards, em Berlim, o 1º Prémio da Birmingham International Music Competition e o 1º Prémio da New York Classical Debut Awards, o que os possibilitou a sua apresentação em salas de renome como o caso das prestigiadas Kammermuziksaal, da Filarmónica de Berlim e o Weill Recital Hall, do Carnegie Hall em Nova York.

Fundou o aquaeductus ensemble, uma formação de música de câmara que tem como missão promover a descentralização da música erudita.

Aires-Pinheiro-ISEG-21-05-2024-Lisboa-044.jpg
bottom of page