top of page

Francisca Abreu

Francisca Abreu, nasceu a 12 de janeiro de 2000, começou os seus estudos de bandolim aos 12 anos na Orquestra de Bandolins de Câmara de Lobos com a Professora Helena Sousa.  Em 2014, ingressou no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, especializando-se no
curso ministrado pelo Professor Norberto Gonçalves da Cruz,  onde concluiu o curso profissional em 2018.

Durante a sua formação, participou em diversas atividades, incluindo o Estágio da Orquestra de
Cordas Dedilhadas do Conservatório de Música do Porto, o programa Erasmus+ em Toledo. Participou também em vários concertos para a Associação Raquel Lombardi com a guitarrista Sara Freitas e tocou em quarteto de música de câmara no programa televisivo Madeira Viva. 
O Seu interesse pela composição resultou na obra "Pequenas Memórias" escrita em 2018.

Em 2018, iniciou os seus estudos em Itália no "Conservatorio di Musica Luca Marenzio di Brescia" especializando-se no curso ministrado pela Professora Dorina Frati, participando em várias orquestras e formando o quarteto Ensemble Blume. Em junho de 2021, gravou um CD com o Ensemble de Bandolins do Conservatorio di Brescia para o último álbum de Franco Mussida, fundador da Premiata Forneria Marconi (PFM).
Francisca concluiu a Licenciatura em Bandolim em março de 2022 e o Mestrado em Bandolim em março de 2024. Criou o grupo de jazz “Trio da Saudade” em 2023 e participou em festivais internacionais, como o VII Festival Internacional de Guitarras na Áustria.

Atualmente, Francisca pretende continuar sua carreira artística em concertos e ensinar bandolim às futuras gerações.

bottom of page