Maurizio Di Fulvio
Maurizio Di Fulvio, natural de Serramonacesca, nasceu em Chieti mas reside de forma permanente em Pescara, Itália. Após obter o diploma em guitarra clássica, aperfeiçoou a sua formação artística com músicos de renome como J. Bream, A. Carlevaro, J. Scofield e P. Metheny. Vencedor de primeiros prémios e de vários reconhecimentos em prestigiados concursos internacionais, Di Fulvio construiu uma brilhante carreira de concertos, atuando principalmente na Europa e na América nos festivais mais conceituados, ao lado dos maiores guitarristas e músicos contemporâneos, tanto como solista como em várias formações.
Foi professor de guitarra nos Conservatórios italianos de Foggia, Verona e Pádua, assim como no Instituto Musical de Modena. Muitos dos seus concertos foram gravados e transmitidos por emissoras de televisão e rádio de vários países do mundo. Maurizio Di Fulvio é frequentemente convidado para integrar júris de competições internacionais de guitarra e ministra aulas e masterclasses em universidades e prestigiadas instituições musicais europeias e americanas, onde aborda o uso da guitarra clássica no jazz.
Importantes compositores italianos contemporâneos, como S. Bussotti, L. Berio e S. Sciarrino, confiaram-lhe frequentemente a revisão, adaptação e interpretação das suas obras, merecendo elogios tanto da crítica como do público. Maurizio Di Fulvio recebeu aclamações dos mais importantes jornais internacionais, sendo considerado um dos guitarristas mais originais e notáveis dos nossos tempos.
A crítica descreve-o como “versátil e eclético, impulsivo e espontâneo, habilidoso e sofisticado arranjador e improvisador”, e como alguém “capaz de interpretar e transmitir com igual força e intensidade diferentes linguagens musicais”. As suas performances são caracterizadas como “por vezes enérgicas e vigorosas, outras vezes elegantes e ornamentadas, sempre equilibradas entre o respeito pela tradição e a inovação”, e é frequentemente destacado pela sua “elegância instrumental natural”.
No repertório dos álbuns gravados pelo guitarrista de Abruzzo – Sweety Notes (2000), Mediterranean Flavours (2003), A Flight of Fugues (2004), On the Way to Wonderland (2007), Carinhoso (2010) e ’A Vucchella (2018) – encontram-se notas autênticas de saudade, swing e fragrâncias mediterrânicas. No seu percurso artístico, fundem-se o jazz negro, o jazz latino, o rock, as nuances da música clássica e a sensibilidade de um intérprete que combina em si uma técnica sólida com uma veia compositiva brilhante. Di Fulvio compõe com o seu instrumento um mosaico incrível de notas, dominando as cordas e comparando-se bem com mestres de classe mundial.